quarta-feira, fevereiro 06, 2008

Espécies novas é com os insectos

Na imagem podemos ver uma obreira da espécie Lordomyrma azumai, uma pequena formiga, de 3 a 5 milímetros de comprimento, que é relativamente rara no Japão, onde é conhecida como Mizogashira-ari-zoku. O género Lordomyrma incluía, até recentemente, cerca de 20 outras espécies conhecidas, e todas elas se localizavam na Nova Guiné, Austrália, ou ilhas adjacentes. Esta distribuição algo disjunta levantava algumas questões. Ou havia algo de especial na forma como as Lordodmyrma japonesas aí chegaram, ou então havia espécies de Lordodmyrma por descobrir algures no sudoeste asiático. Aliás, descobrir não é a palavra exacta, é mais descrever, existiam relatos de espécies na Península e no arquipélago da Malásia. Ora duas espécies foram recentemente descritas, uma num dos locais habituais, na Melanésia, mas a outra num dos locais antecipados, no Bornéu. [... ler mais]

As duas novas espécies de formiga são descritas por Andrea Lucky e Eli Sarnat na revista Zootaxa (ref1). Numa tradução livre do resumo:

Descrevem-se duas espécies de Lordomyrma, L. reticulata sp. nov. do Bornéu da Malásia, e L. vanua sp. nov. das Fiji. A ocorrência da primeira no Bornéu expande o alcance deste género, levando-o a incluir o sudoeste asiático, e a descrição de uma nova Lordomyrma nas Fiji indica que a amostragem do género permanece ainda por completar, mesmo em regiões onde se considerava ser bem conhecido. Tomadas em conjunto, estas duas descobertas sugerem que as Lordomyrma ocupam uma distribuição menos disjunta e estão mais amplamente distribuídas do que se suspeitava anteriormente. É necessária uma amostragem mais ampla para revelar quer a diversidade quer a distribuição deste género críptico.

Como é referido no artigo, a descoberta de novas espécies neste género não será muito supreendente. Na maioria, trata-se de formigas pequenas, que vivem na folhagem morta de florestas húmidas, em colónias de tamanho modesto (da ordem das centenas de indivíduos). Além disso não são agressivas, são tímidas e fogem quando perturbadas.

A descoberta de uma nova espécie de insectos não é nada de por aí além, julga-se que haja milhões por classificar. Neste caso, no entanto, o que me atraiu foi a beleza da foto da L. vanua, no Myrmecos Blog.

Ficha técnica
Fotografia da Lordomyrma azumai tirada por Hirotami T. Imai, Masao Kubota, via Japonese Ant Image Database.

Referências
(ref1) Andrea Lucky e Eli M. Sarnat (2008). New species of Lordomyrma (Hymenoptera: Formicidae) from Southeast Asia and Fiji. Zootaxa 1681: 37­46. PDF.

0 comentários: